quarta-feira, abril 18, 2012

GRAMÁTICOS E GRAMATIQUEIROS


    Gramáticos não são cientistas da linguagem.  Quando muito são estudiosos que detém certo acúmulo de conteúdo sobre língua, mas genericamente baseado em uma visão completamente equivocada do que seja Língua.  Geralmente os gramáticos reduzem a língua a sua variante padrão ou, como preferem alguns deles, sua forma culta. Quase nunca questionam que essa forma defendida por eles com unhas e dentes  é apenas uma variação de uso.
    Como se não bastasse, além dos gramáticos há os gramatiqueiros. Os gramatiqueiros são arremedos de gramáticos. Formam  uma espécie de seita de adoração da gramática. Não conhecem o assunto, mas se opõem  ferrenhamente a qualquer desvio que se faça da variante padrão como se fosse um sintoma de agressão à língua, um pecado mortal.  O fato de não saberem bulhufas de ciência da linguagem os torna meros professores de etiqueta da variante padrão.

   Os jornais e meios de comunicação estão cheiinhos de gramatiqueiros propalando o que é certo e o que é errado no uso da língua, emitindo opiniões fantasiosas como se fossem a verdade e fazendo perseguições ao que eles mesmos desconhecem. Há braços!

Nenhum comentário: