domingo, março 06, 2011

PÉRIPLO LITERÁRIO LATINO-AMERICANO

     A America Latina é imensa em todos os sentidos. Indefinível ainda é o tamanho do seu potencial criativo e imaginário. Na vastidão da pluralidade de culturas, línguas e abordagens do cotidiano vicejam poetas e escritores de quilates variados e de riqueza criativa incontestável.
   No fervilhar do caldeirão cultural latino-americano queremos não apenas apresentar como destacar a produção poética de Miguel Alvarado, escritor costarriquenho, acadêmico e professor da Escola de Ciências e Letras da Universidade da Costa Rica. Além de pesquisador produtivo Miguel Alvarado é poeta premiado em vários concursos internacionais. Destaco, entre os prêmios obtidos por esse ativista da Educação e da Literatura, o Premio Joven Creación, arrematado com a sua obra Insurrección de las cosas. Parte da obra de Miguel Alvarado tem sido publicada em países como Espanha, Bielorrusia e Estados Unidos.
Abaixo confiram o poema Cuando me di cuenta quién es usted, extraido do livro Tentación maniquí, publicado pela Uruk Editores em 2010:

Cuando me di cuenta quién es usted

cuando me di cuenta quién es usted
y de lo que es capaz,
pensé en gritarle
cerdo!, sapo!, cucaracha!,
pero mordiéndome la lengua
me contuve.

más tarde, después de haber visto
una lagartija refugiarse rápidamente
(al huir de mi presencia),
me percaté de la injusticia a punto de cometer:
ni el mamífero, ni el vertebrado, ni el insecto,
se merecen el impropério
de ser comparado con usted.

     O livro do qual recolhemos este poema segue de certo modo a pluralidade do fazer poético do autor que vai espalhando, pelos capítulos da obra,  poesia urbana, sensual-romântica, política, alimentando um  trânsito sobre mitos sociais. A poesia acima, desencadeia-se como uma   catarse que afeta quem se vê sob o jugo de tiranos ou sufocado pela presença autoritária que bloqueia o fluir da vida. Há braços!  

Nenhum comentário: